Quantos Sitecores você já instalou? Provavelmente já perdeu as contas, não é mesmo? E você melhor do que eu o quão automático este processo se torna e você praticamente não ve o que você fez, e PRONTO tudo está instalado, VAMOS INSTALAR TODOS OS SITECORES NESTE SERVIDOR!!!!!
Se você tem acompanhado a série de posts Instalações Sitecore – Dicas e Truques tem algo que fico falando “Não tão rápido” – para aqueles que não lembram aqui #1, e aqui #2.
Num primeiro momento a instalação do Sitecore parece simples – e ela é – entretanto na mesma proporção que ficamos confiantes no nosso processo, no nosso conhecimento no Sitecore, então BAM – *cair da cadeira* – um grande erro aparece e você se sente culpado! Agora, imagine você no cenário acima sob pressão…. Acredite, aqui é onde se separam os homens e mulheres dos meninos e meninas!
Então, espero que você não tenha tido um ataque do coração ou entrado em pânico, apenas relaxe! Agora, respire devagar e coloque sua cabeça para pensar e, siga meus passos!
Aqui está nosso cenário, você acabou de receber um e-mail do seu gerente que diz
Olá, estou feliz em anunciar que temos um novo projeto Sitecore, e pela primeira vez vamos cuidar de toda a instalação, desde o ínicio. O que significar que vamos instalar o servidor do zero e instalar o Sitecore neste ambiente.
Você também recebeu um segundo e-mail com todas as informações para acesso remoto, credenciais e “seu usário possui privilégios administrativo em todos os servidores”
Legal! Agora, assumindo que seguiu passo a passo e instalou os requisitos para executar uma instalação Sitecore.
(Agora, você e eu teremos um breve diálogo)
- VOCÊ : Perfeito! Tudo instalado, vou avisar meu gerente e ir para casa. Esta foi uma semana longa.
- EU : Desculpe ser o cara mau, você verificou a instalação Sitecore?
- VOCÊ : Não, porque você perguntou isso? Tudo foi instalado, sem erros e eu já enviei um e-mail para o meu che… – *pausa* – “MERDA!!! Recebi um e-mail do meu chefe dizendo que nada carrega!” O que deu errado?!?!?!?! Era um processo simples e fácil..
- EU : Bom, eu sei que não é o melhor momento, mas nunca se esqueça “Não tão rápido” post #1 das Instalações Sitecore – dicas e truques.
Tudo bem, nós não temos outra opção a não ser verificar a instalação! Vamos nessa!
Vá em frente e acesse o servidor, e então tente acessar a página do Sitecore
Eu acredito que você deva lembrar que esta página costuma ter uma imagem, estilos e fontes bem melhores que esse. Você pode verificar a página /sitecore?
Estranho! Estou vendo que você está usando Chrome, então aperte F12 e escolha Elements, e procure pelo logo quebrado da Sitecore.
Agora que você sabe onde está o PNG, coloque na barra de endereços o caminho completo e verifique se você consegue carregar a imagem: http://mysitecore/sitecore/shell/Themes/Standard/Images/Login/login.png
Hmmm! Bem, o bom aqui é que não recebemos uma página 404 negando o acesso, então confirmamos que não é um problema de permissão.
Parece que os arquivos estáticos não estão sendo mostrados! Interessante *pensativo*
Espere! Arquivos estáticos = Static Contents! É isso! Ei, porque você não tenta instalar o componente Static Contents dentro de Common HTTP Features
VOCÊ : Hmmm tudo bem, mas como?
ME : Siga meus passos
- Abra Server Manager, e clique em Add Roles and Features
- Na janela Add Roles and Features clique Next no passo Before you begin
- No passos Installation Type, tenha certeza que a opção Role-based or Feature-based está selecionada e clique Next
- No passo Server Selection, verifique que o servidor está correto e clique Next
- No passos Server Roles, procure por Web Server (IIS) e navegue até Web Server > Common HTTP Features e ache Static Content
- Ao achar Static Content selecione-o e clique Next
- No passo Features deixe do jeito que está e clique Next
- Na janela de Confirmation apenas verifique o que será instalado e clique Install
- Uma vez que a instalação terminar, volte no navegador e tente acessar o Sitecore novamente
Antes que você diga qualquer coisa, pressione CTRL+R ou um simples F5 🙂
Finalmente! Agora, ligue para seu chefe e diga que você CONSERTOU TUDO!
E nunca se esqueça “Não tão rápido” 🙂
Obrigado por ler e te vejo no meu próximo post!
Deixe um comentário