Azure App Service é uma Plataforma como Serviços (ou Platform as a Service), ou seja, existe uma responsabilidade compartilhada entre cliente e provedor de nuvem, então o cliente, no caso você não tem livre acesso como costumava ter em seu próprio ambiente local.
Neste caso, é possível utilizar (e muito) a ferramenta Diagnose and solve problems no Azure App Services, que vai ajudá-lo a identificar e solucionar problemas.
Como accessar?
A primeira coisa que você precisa fazer é navegar até o App Services (Web App) e escolher aquele que deseja investigar (1) e, em seguida, selecionar Diagnose and solve problems (2)
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Agora, dependendo do sistema operacional que seu serviço de aplicativo está rodando, você poderá ver diferentes possibilidades
Dashboard Windows App Services
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Dashboard Linux App Service
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Mesmo com diferentes opções, você terá ao seu dispor um conjunto de ferramentas adequado para solucionar os problemas da sua aplicação.
Availability and Performance
Frequentemente usado para determinar a integridade do seu aplicativo e ajudá-lo a encontrar a causa de um problema intermitente, um tempo de inatividade, um aplicativo lento e assim por diante.
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Dentre as várias opções você consegue, por exemplo, se o seu aplicativo ficou inoperante, ao clicar em Web App Down, verificar em detalhes o que pode ter ocorrido quando a disponibilidade do Aplicativo ou da Plataforma apresentou uma queda no gráfico
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Além disto, é possível verificar os motivos pelos quais a aplicação ou a plataforma estiveram inoperantes
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E ao clicar em View Solutions, o próprio Azure te apresenta mais passos para realizar uma verificação e tentar encontrar o problema
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E uma outra novidade (desde 2022 na verdade) é possível baixar um Relatório de Pontuação de Resiliência, ao clicar em Get Resiliency Score Report, onde você vai baixar um PDF que fornece recomendações das melhores práticas para a sua aplicação
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Configuration and Management
Aqui você consegue determinar se os recursos do App Service estão configurados da forma correta, problemas no backup, as operações de scaling ou swap que ocorreram e entre outros
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Ao clicar em Check Backup Failures é possível verificar se algum backup falhou, no meu caso, nenhum backup foi executado nas últimas 24 horas, então preciso verificar o que está acontecendo
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Consigo também verificar se houve alguma operação de Slot Swap
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SSL and Domains
Você pode tentar descobrir problemas com certificados e domínios personalizados, então você tem algumas opções para ajudar na investigação nesta frente
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É possível verificar se alguma nova operação de adicionar dominios personalizados no App Service foi feita
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Risk Assessments
Não tendo certeza se seu aplicativo está dimensionado corretamente, você pode desempenho e configuração ideias, você sempre pode contar com Avaliações de Risco para avaliá-lo executando Best Practices for Availability & Performance e Best Practices for Optimal Configuration
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Navigator (Preview)
O Navigator oferece uma visão centralizada de um aplicativo e suas dependências, juntamente com as alterações feitas ao longo do tempo como Change Analysis, SQL, Dependency.
Navigator está disponível apenas em aplicativos Windows
https://learn.microsoft.com/pt-br/azure/app-service/overview-diagnostics#navigator-and-change-analysis-only-for-windows-app
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Diagnostic Tools
Você precisa ou está apenas interessado em uma análise aprofundada de um tópico? Diagnostic Tools é o seu lugar.
Existem três áreas principais: Proactive Tools, Diagnostic Tools e Support Tools
- Proactive Tools
- Ferramentas que funcionam de forma pró-ativa para realizar uma ação caso sua aplicação se comporte de maneira inesperada
- Com o Auto-Heal é possível configurar uma ação caso a sua aplicação tenha um comportamento inesperado
- Proactive CPU monitoring permite que você também configure uma ação, mas neste caso quando a sua aplicação estiver demandando muito recurso da CPU
- Crash monitoring é utilizando quando sua aplicação está tendo problemas constantes e você precisa coletar memory dumps para tentar identificar a causa do problema
- Ferramentas que funcionam de forma pró-ativa para realizar uma ação caso sua aplicação se comporte de maneira inesperada
- Diagnostic Tools
- Quando você precisa fazer uma análise mais aprofundada da aplicação que está rodando, para coletar memory dumps, profile trace, network trace e determinar o que está causando a causa raiz da sua aplicação
- Support Tools
- Como o próprio nome diz, ferramentas de suporte que auxiliarão ao fornecer métricas e logs para auxiliar na identificação de problemas
E por último, mas não menos importante
Load Test da sua aplicação
Agora é possível realizar testes de carga no seu App Service utilizando a ferramenta de Load Test
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